Disciplina: Geologia Econômica (semestre 2 de 2009)

Pessoal, sejam bem vindos para mais esta viagem!

O blog é didático durante o semestre letivo, salvo algum acontecimento extraordinário.
Sejam todos bem vindos!

Maria José

25.7.08

RECURSOS MINERAIS E A CRISE GLOBAL

"Estamos diante de uma crise global de recursos minerais. O suprimento finito de minerais está sendo usado por uma população que cresce mais rápido que em qualquer outro momento histórico. Para piorar, o consumo mineral está crescendo ainda mais rápido que o populacional. Diversos minerais são usados nos países mais desenvolvidos com consumo menor nos menos desenvolvidos. Embora os mais desenvolvidos somem apenas 16% da população mundial, eles consumem 70% do alumínio, cobre e níquel do mundo, 58% do óleo, 48% do gás natural, e 37% do carvão. Assim que a qualidade de vida aumenta nos países menos desenvolvidos, eles começam a consumir sua parte dos minerais, levando o consumo per capita aumentar ainda mais rápido.
Isso cria um dilema. Embora necessitemos de mais minerais para suprir a civilização, estamos nos dando conta que sua exploração e uso estão poluindo o planeta. Efeitos que eram de escala local têm se tornado verdadeiramente globais, com o consumo mineral levando ao aquecimento global, chuvas ácidas e a destruição da camada de ozônio na atmosfera. Exatamente quando precisamos expandir a produção mineral sabemos que a Terra atinge seu limite de poluição relacionada à extração mineral.
Não podemos ignorar esta crise. Nossa civilização baseia-se em recursos minerais. A maioria das máquinas, utensílios, móveis, que fazem a vida confortável, são feitos de metais e movidos por energia de combustíveis fósseis. A produção de comida em grande escala para a população urbana depende de minerais fertilizantes. Os prédios onde vivemos e trabalhamos são feitos quase inteiramente de minerais industriais. Se a população global crescer tão rápido quanto às estimativas sugerem, a pressão para encontrar e produzir minerais será enorme, assim como será a poluição potencial, relacionada a sua extração e uso.”
Extraído do livro: Mineral, resources, economics and the environment. Stephen E. Kesler. Texto completo disponível.

Nenhum comentário:

FINAL DE COBERTURA:

FINAL DE COBERTURA:
44 CBG