Disciplina: Geologia Econômica (semestre 2 de 2009)

Pessoal, sejam bem vindos para mais esta viagem!

O blog é didático durante o semestre letivo, salvo algum acontecimento extraordinário.
Sejam todos bem vindos!

Maria José

17.9.10

As queimadas em Tocantins e Pará

Assim estão os estados de Tocantins e Pará, nas regiões de Conceição do Araguaia e Redenção e muitas outras.

Em saída de campo entre Tocantins e Pará temos nos deparado com cenas incomprensíveis. As queimadas são insalubres para a própria população que as gera. Queimar parece ser a única maneira deste povo de eliminar o lixo, de tratar a terra, quema-se para tudo. Hoje pela manhã, ao acordarmos, na beira do Araguaia, na cidade de Conceição do Araguaia, não se enxergava a um palmo do nariz. Fumaça para todo lado. A dona do hotel comenta que antigamente o governo vinha de helicóptero para detectar os focos e multar os donos da terra. Este ano não teve nada disso, disse ela. È o pior ano dos últimos em índice de queimadas. Agravando ainda mais a seca. Mas e a população vivendo em meio a esta poluição toda não se encomoda? Parecem alheios, passivos.
Em alguns locais ocorre concicência, fomos a redenção, e a 13 km de lá, a comunidade se junta para apagar o fogo. Nota-se visivelmente uma melhora, menos fogo, menos fumaça.

Por outro lado o Araguaia é lindo, e hoje fugindo de uma barreira do MST sob a ponte em Conceição do Araguaia fomos parar em outra passagem do rio, por balsa, em uma praia deserta e linda na localidade de Santa Maria das Barreiras.

Praia sob o Araguaia em Santa Maria das Barragens, lado de Pará, em Tocantins outra margem é Araguacema.



Nenhum comentário:

FINAL DE COBERTURA:

FINAL DE COBERTURA:
44 CBG