Disciplina: Geologia Econômica (semestre 2 de 2009)

Pessoal, sejam bem vindos para mais esta viagem!

O blog é didático durante o semestre letivo, salvo algum acontecimento extraordinário.
Sejam todos bem vindos!

Maria José

28.7.09

Do mito a natureza: educar o olhar para as Ciências da Terra

Oi nóis na Pedra da Pita.
Pessoal da oficina assistindo palestra.

O título da matéria é o título da Oficina realizada em Antonina durante o XIX Festival de Inverno, patrocinado pela UFPR. Sempre quis participar do festival, por ser um festival de cultura e arte e por se realizar na bela Antonina, minha cidade emprestada, pois é a cidade do Jeff. A oficina foi dedicada ao meu sogro querido Dodô Picanço que me mostrou os caminhos de como lutar por uma Antonina cada vez melhor.
Vista parcial de Antonina e da baia tirada o Mirante da Pedra.

Quando retornei a tutoria do grupo PET, no final de 2008, decidi procurar um maneira de participar com a nossa geologia em um festival de arte & cultura. Aí caiu nas nossas mãos o livro Mith and Geology (Piccardi & Masse 2007), valeu Felipe. Antonina é uma cidade cheia de histórias e mitos, como o Mito da Mãe do Ouro (até samba enredo da Mangueira é) e o Mito da Fonte das Laranjeiras. Estudamos muitos mitos geológicos como o das ilhas do Havai e o dos terremotos no Japão e introduzimos os mitos locais.

Entre os nossos ministrantes do Grupo PET-Geologia e os alunos da Oficina juntamos 30 pessoas. Foto da primeira trilha realizada ao mirante da Pedra, Morro do Bom Brinquedo em Antonina.

Apartir das curiosidades encontradas nas lendas e nas entrevistas que os oficineiros fizeram com a comunidade local com mais de sessenta anos, começamos a conversar sobre os principais conceitos das Ciências da Terra. O material utilizado foi maquetes da geologia do Paraná, tectônica de placas, serra do mar, e palestras curtas e específcas., ver ao lado. Os alunos se reuniram em grupos e discutiram o material das entrevistas realizadas por eles e depois elaboraram paineis com os dados obtidos na trilha do Mirante da Pedra. Por fim, discutimos sbre realidade local, como mangue e preservação ambiental e realizamos mais uma trilha a Ponta da Pita. Na avaliação dos oficineiros a Oficina foi um grande sucesso e estamos muito felizes e orgulhosos por este feito.

A oficina não teria ocorrido sem a participação maravilhosa do Grupo de estudos ECOBAIRRO, que desenvolve um trabalho excepcional no bairro do Bom Brinquedo. Ver site da ADEMADAN.

Obrigada a todos os envolvidos, paticipantes, alunos, professores e companheiros. Tati, Carioca, Zé, Fabi, Heloisa, Fábio e Pati. Até o 20 Festival de Inverno de Antonina!

Nenhum comentário:

FINAL DE COBERTURA:

FINAL DE COBERTURA:
44 CBG