Disciplina: Geologia Econômica (semestre 2 de 2009)

Pessoal, sejam bem vindos para mais esta viagem!

O blog é didático durante o semestre letivo, salvo algum acontecimento extraordinário.
Sejam todos bem vindos!

Maria José

26.6.09

19 Festival de Antonina


Maquete em 3D do projeto Sala da Terra, elaborada pelo petiano Marcell Leonard Besser a apresentado em escolas minucipais.
Os bastidores do Festival de Antonina nas últimas semanas foram aterrorizantes para quem está mais ou menos envolvido, imagina para a produção cultural! Eu e meu grupo PET-Geologia inscrevemos uma oficina audaciosa, para nós mesmos, chamada "Do mito à natureza: educando o olhar para as Ciências da Terra". Foi selecionada, não só na semana do festival como durante todo o ano, como idealizado pelo atual diretor cultural da UFPR Guilherme Romaneli. Semana passada, a menos de um mês do festival, 50% dos oficineiros foram chamados para uma reunião na reitoria, sem pauta anunciada. Para tristeza, desânimo e revolta de todos, a reunião era para cortar estas oficinas por falta absoluta de verba para o festival. Profissionais sérios que já tinham se planejado, elaborado suas oficinas com carinho, alugado casa em Antonina etc. Todos cortados! O que nos foi informado é que o orçamento de R$ 700.000,00 para o festival chegou a zero e agora beira a 140.000,00 (vindo da Itaipu). Um festival desta importância e natureza a mercê de patrocínios pessoais, como tudo neste estado, e/ou país. Isso que este ano o pessoal da cultura da UFPR tinha conseguido uma façanha no Ministério da Cultura, fazer com que o festival entrasse na categoria de 100% de liberação do IR na lei Rouanet. Nada adiantou. Nem o Porto de Antonina deu um tostão.
Para nossa surpresa, recebemos dois dias depois do corte, o telefonema da maravilhosa Eliane Beê Boldrini, presidente da ADEMADAN (Associação de defesa do meio ambiente e desenvolvimento de Antonina - .) dizendo que a nossa oficina já contava com mais de 30 pessoas. Ou seja, não adiantaria mais cortá-la, pois ela já estava acontecendo a nossa revelia, a revelia dos organizadores e dos nossos não-patrocinadores. Com isso estamos correndo e preparando tudo novamente. Os organizadores queriam ter cancelado o festival, para que tudo isso viesse a tona. Não deu certo, vai acontecer!
Espero sinceramente que o 20 Festival de Inverno de Antonina não fique a mercê de benesses pessoais e que se institucionalize!
Então fica aí o convite, vamos nos divertir em Antonina de 12 a 18 de julho. Nossa oficina fas parte do projeto de Extenão do PET chamado "Sala da Terra coordenado igualmente pelos colegas Luiz Alberto Fernandes (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia) e Leonardo Cordeiro dos Santos (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, ambos da UFPR). Confira a programação das oficinas no site da UFPR e a crônica sobre o fetival do blog URUBLUES, ambos diponíveis no link ao lado).
Inté Antonina

Nenhum comentário:

FINAL DE COBERTURA:

FINAL DE COBERTURA:
44 CBG