
Maquete em 3D do projeto Sala da Terra, elaborada pelo petiano Marcell Leonard Besser a apresentado em escolas minucipais.
Os bastidores do Festival de Antonina nas últimas semanas foram aterrorizantes para quem está mais ou menos envolvido, imagina para a produção cultural! Eu e meu grupo PET-Geologia inscrevemos uma oficina audaciosa, para nós mesmos, chamada "Do mito à natureza: educando o olhar para as Ciências da Terra". Foi selecionada, não só na semana do festival como durante todo o ano, como idealizado pelo atual diretor cultural da UFPR Guilherme Romaneli. Semana passada, a menos de um mês do festival, 50% dos oficineiros foram chamados para uma reunião na reitoria, sem pauta anunciada. Para tristeza, desânimo e revolta de todos, a reunião era para cortar estas oficinas por falta absoluta de verba para o festival. Profissionais sérios que já tinham se planejado, elaborado suas oficinas com carinho, alugado casa em Antonina etc. Todos cortados! O que nos foi informado é que o orçamento de R$ 700.000,00 para o festival chegou a zero e agora beira a 140.000,00 (vindo da Itaipu). Um festival desta importância e natureza a mercê de patrocínios pessoais, como tudo neste estado, e/ou país. Isso que este ano o pessoal da cultura da UFPR tinha conseguido uma façanha no Ministério da Cultura, fazer com que o festival entrasse na categoria de 100% de liberação do IR na lei Rouanet. Nada adiantou. Nem o Porto de Antonina deu um tostão.
Para nossa surpresa, recebemos dois dias depois do corte, o telefonema da maravilhosa Eliane Beê Boldrini, presidente da ADEMADAN (Associação de defesa do meio ambiente e desenvolvimento de Antonina - .) dizendo que a nossa oficina já contava com mais de 30 pessoas. Ou seja, não adiantaria mais cortá-la, pois ela já estava acontecendo a nossa revelia, a revelia dos organizadores e dos nossos não-patrocinadores. Com isso estamos correndo e preparando tudo novamente. Os organizadores queriam ter cancelado o festival, para que tudo isso viesse a tona. Não deu certo, vai acontecer!
Espero sinceramente que o 20 Festival de Inverno de Antonina não fique a mercê de benesses pessoais e que se institucionalize!
Então fica aí o convite, vamos nos divertir em Antonina de 12 a 18 de julho. Nossa oficina fas parte do projeto de Extenão do PET chamado "Sala da Terra coordenado igualmente pelos colegas Luiz Alberto Fernandes (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia) e Leonardo Cordeiro dos Santos (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, ambos da UFPR). Confira a programação das oficinas no site da UFPR e a crônica sobre o fetival do blog URUBLUES, ambos diponíveis no link ao lado).
Inté Antonina
Nenhum comentário:
Postar um comentário